<< This page in English >>

O Mundo Espiritual

Designações de Leitura para o Curso

REL 431H - Doutrinas do Evangelho
Prof.  Marcus H. Martins, Ph.D.


Leituras:

Manual - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja--Brigham Young - capítulo 38 -- O Mundo Espiritual
Autor Título


Élder Parley P. Pratt A Natureza e Capacidades dos Espíritos

Élder Orson Pratt

Capacidade Intelectual dos Espíritos
Pres. Brigham Young Localização e Condições do Mundo Espiritual
  A Preeminência dos Espíritos Portadores do Sacerdócio, e a Opressão Sofrida pelos que Não o Possuem
  Ensinando o Evangelho no Mundo Espiritual
Profeta Joseph Smith O Status dos Espíritos dos Justos
Élder Orson Pratt Classes e Distinções no Mundo Espiritual
Presidente Spencer W. Kimball A Personalidade dos Espíritos Assemelha seus Costumes Terrenos
Presidente Heber C. Kimball Visão do Presidente Jedediah Grant do Mundo Espiritual
Presidente Joseph F. Smith Situação dos Espíritos das Crianças que Morrem
Presidente Wilford Woodruff Conselhos e Designações no Mundo Espiritual


Profeta Joseph Smith  (citado por  Pres. Wilford Woodruff)


Condições do Próximo Mundo

 

Élder Parley P. Pratt
A Natureza e Capacidades dos Espíritos
Journal of Discourses 1:8-9, 11-12

[Este] ... elemento espiritual é dotado dos poderes de locomoção em um grau muito maior do que os elementos mais grosseiros ou sólidos da natureza; de modo que suas partículas refinadas penetram os outros elementos com maior facilidade, e encontram menos resistência do ar ou de outras substâncias, do que os elementos mais grosseiros.  Daí a sua velocidade, ou poderes superiores do movimento.

Agora, apliquemos esta filosofia para todos os graus de elementos espirituais, desde a eletricidade, que pode ... ser um dos elementos mais rudimentares ou mais grosseiros da matéria espiritual, por todas as graduações dos fluidos invisíveis, até que cheguemos a uma substância tão santa, tão pura, tão dotada de atributos intelectuais e afeições simpáticas, que pode ser dito estar em pé de igualdade, ou nível, em seus atributos, com o homem.  Deixe uma determinada quantidade deste elemento, assim dotada ou capacitada, ser organizada no tamanho e na forma de um homem, que cada órgão seja desenvolvido, formado, e dotado, precisamente após o padrão ou modelo do tabernáculo exterior ou carnal do homem—o que chamaríamos esta porção individual e organizada do elemento espiritual?

Nós a chamaríamos de um corpo espiritual, uma inteligência individual, um agente dotado de vida, com um grau de independência, ou inerente vontade, com os poderes de movimento, de pensamento, e com os atributos de afeições morais, intelectuais e emoções. Nós o conceberíamos como possuindo olhos para ver, ouvidos para ouvir, mãos para segurar, como que possuindo os órgãos do paladar, do olfato e da fala.

Tais seres somos nós, quando tivermos deixado este tabernáculo exterior de carne. Estamos interessados em todos os sentidos, em nossos relacionamentos, laços de parentesco, sentimentos, afeições, e esperanças, como se estivéssemos continuando a viver, mas como se estivéssemos afastados, e estivéssemos experimentando a solidão da ausência por uma temporada.

Élder Orson Pratt
Capacidade Intelectual dos Espíritos
Journal of Discourses 3:103 - Salt Lake City, 1854

[Existe] uma linguagem no mundo espiritual que pode comunicar mais à mente em um minuto do que poderia ser aprendido aqui em cem anos de intenso estudo e raciocínio.

Há uma eternidade de conhecimento. Há mundos, por assim dizer, sem número; reinos sem número; personagens sem número; seres intelectuais de todos os graus e ordens, sem número, e todos estes têm as suas leis, seus governos, seus reinos, seus tronos, seus principados, os seus poderes, todos se movendo e atuando na esfera em que estão colocados, e todos eles têm a sua forma de comunicação um com o outro; portanto, quando o apóstolo disse que as línguas cessarão, ele se referiu às línguas imperfeitas da terra; o conhecimento não cessará, mas o conhecimento em parte será eliminado, não o conhecimento na plenitude.

Diz o apóstolo Paulo: “Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte desaparecerá.” [1 Coríntios 13:9-10] Estas coisas imperfeitas serão eliminadas e, pelo poder do Espírito Santo, seremos capazes de obter uma linguagem pela qual os anjos falam, e pela qual uma ordem superior de seres fala, e por esses meios, alcançar um maior grau de conhecimento, que produzirá uma maior quantidade de felicidade.

Presidente Brigham Young
Localização e Condições do Mundo Espiritual
Journal of Discourses 3:369 - Salt Lake City (1856)
Journal of Discourses 7:174 - Discurso no funeral de sua irmã, Fanny Young (1859)
Journal of Discourses 7:239 - Salt Lake City (1859)
Discursos de Brigham Young, págs. 377, 381

Quando o corpo exalar seu último alento, vossa vida não se extinguirá com ele. Quando estiverdes no mundo espiritual, tudo lá vos parecerá tão natural quanto o é agora. Os espíritos estão familiarizados com os espíritos no mundo espiritual--conversam, observam e exercem todo tipo de comunicação uns com os outros tão natural e familiarmente como quando estavam em seu tabernáculo mortal. Como acontece aqui, lá também as coisas serão naturais e as compreendereis da mesma forma que agora entendeis as coisas naturais. ...

Para onde ides quando depositais na terra vosso tabernáculo? Para o mundo espiritual. ldes para o seio de Abraão? Não, nem para qualquer outro lugar que seja perto dele, mas para o mundo espiritual. Onde é o mundo espiritual? É aqui mesmo. Os espíritos bons e os iníquos vão para o mesmo lugar? Sim. Ambos habitam o mesmo reino? Certamente que sim. Eles vão para o sol? Não. Eles se dirigem para além das fronteiras da terra organizada? Não. Eles foram trazidos para a terra com o expresso propósito de habitá-la eternamente. Para que outro lugar podeis ir? Para parte alguma, a menos que vos seja permitido.

O espírito de [minha irmã] está no terceiro céu? Não. Ela irá lá? Não até que ela possua seu corpo novamente. Ela pode ver o Senhor? Sim, se ele se desvelar. Ela pode conversar com anjos? Sim, se forem enviados para conversar com ela. Ela está no paraíso? Sim. Para onde vão os espíritos dos ímpios? Para o mesmo lugar ou reino pertencente a esta terra. Eles não vão para as profundezas do inferno, nem poderão ir até que se tornem anjos dos demônios. ...

Presidente Brigham Young
A Preeminência dos Espíritos Portadores do Sacerdócio, e a Opressão Sofrida pelos que Não o Possuem

Journal of Discourses, Vol.3, pp.369-371, June 22, 1856 A Discourse Delivered in the Bowery, Salt Lake City
Journal of Discourses, Vol.7, p.174, June 12, 1859 An address delivered at the funeral of his sister, Fanny Young
Discursos de Brigham Young, pág. 380

Um santo estará sujeito ao poder do diabo no mundo espiritual? Não, porque ele obteve a vitória através da fé, e pode comandar Satanás, e ele deve obedecer. Como é com os iníquos? O diabo tem poder sobre eles para atormentá-los e afligi-los: eles estão no inferno. Os anjos do céu podem administrar a eles? Sim, se eles forem enviados para isso. ...

Os espíritos das pessoas que viveram na terra de acordo com a melhor luz que tinham, que eram tão honestos e sinceros quanto homens e mulheres poderiam ser, se viveram na Terra sem o privilégio do Evangelho e do Sacerdócio e suas chaves, ainda estão até certo ponto sob o poder e controle de espíritos malignos. Não importa onde eles viveram na face da terra, todos os homens e mulheres que morreram sem as chaves e o poder do Sacerdócio, embora possam ter sido honestos e sinceros e tenham feito tudo o que podiam, estão mais ou menos sob a influência do diabo. Eles estão assim tanto quanto os outros? Não, não. Tomemos aqueles que eram perversos intencionalmente, que conscientemente viveram sem o Evangelho quando estava ao seu alcance; eles são entregues ao diabo, tornam-se ferramentas para o diabo e espíritos de demônios.

Volte ao tempo em que o Evangelho veio à terra nos dias de Joseph, vejam os iníquos que se opuseram a esse povo e os perseguiram até a morte; eles foram enviados para o inferno. Onde eles estão? Eles estão no mundo espiritual, e estão tão ocupados quanto possível para fazer tudo o que podem contra o Profeta e os Apóstolos, contra Jesus e seu reino. Eles são tão perversos e maliciosos em suas ações contra a causa da verdade, como eram na terra em seus tabernáculos carnais.

Joseph também vai para lá, mas tem o diabo poder sobre ele? Não, porque ele possuía as chaves e o poder do Sacerdócio eterno aqui, e obteve a vitória enquanto aqui na carne. ...

Quando os Élderes fiéis, portadores deste Sacerdócio, entram no mundo espiritual, eles levam consigo o mesmo poder e Sacerdócio que tinham enquanto estavam no tabernáculo mortal. Eles obtiveram a vitória sobre o poder do inimigo aqui; consequentemente, quando deixam este mundo, têm controle perfeito sobre esses espíritos malignos e não podem ser esbofeteados por Satanás. Mas enquanto viverem na carne, nenhum ser nesta terra, da posteridade de Adão, poderá estar livre do poder do diabo. ...

Essa é uma vantagem que os fiéis obterão; mas, enquanto vivem na terra, estão sujeitos às bofetadas de Satanás. Joseph e aqueles que morreram na fé do Evangelho estão livres disso; se uma turba atacar Joseph agora, ele tem poder para dispersá-los com um gesto de sua mão e enviá-los par onde ele quiser. Mas Joseph está glorificado? Não, ele está pregando aos espíritos na prisão.

Aqueles que morreram sem o Evangelho são continuamente atormentados por esses espíritos malignos, que lhes dizem: "Não ouça aquele homem Joseph Smith pregar, ou David Patten, ou qualquer um de seus associados, pois são enganadores".

O espírito acha-se tão familiarizado com o espírito como o corpo com o corpo, embora o primeiro seja constituído de matéria mais refinada, intangível a esta organização grosscirn. Eles caminham, conversam e realizam suas reuniões; e o espírito dos homens justos, como o de Joseph e dos élderes, que partiram da Igreja terrena por uma curta temporada, para agirem numa outra esfera, estão reunindo todas as suas forças e indo de um lugar a outro, pregando o evangelho. Joseph os está dirigindo, dizendo-lhes: "Avante, irmãos", e se eles tentarem barrar-vos o caminho, enfrentai-os e ordenai que se dispersem. Possuís o sacerdócio e podeis dispersá-los; porém, se qualquer deles desejar ouvir o evangelho, pregai-lho."


Presidente Brigham Young
Teaching the Gospel in the Spirit World
Journal of Discourses, Vol.7, p.174, June 12, 1859   An address delivered at the funeral of his sister, Fanny Young

Um santo estará sujeito ao poder do diabo no mundo espiritual? Não, porque ele obteve a vitória através da fé, e pode comandar Satanás, e ele deve obedecer. Como é com os iníquos? O diabo tem poder sobre eles para atormentá-los e afligi-los: eles estão no inferno. Os anjos do céu podem administrar a eles? Sim, se eles forem enviados para isso. ...

O que pode ser feito por eles? O espírito da irmã Fanny e o espírito de todo homem e mulher que morreu na fé do Evangelho, desde que foi restaurado, terão o poder de ensinar aqueles espíritos iníquos e todos os que foram ao mundo espiritual sem ter ouvido o Evangelho na carne, e dizer-lhes: Se agora você se arrepender e crer, o Senhor agora mesmo fornecerá os meios pelos quais você pode ter oficiado em seu favor na terra aquelas ordenanças que devem ser cumpridas aqui. A irmã Fanny pode fazer o bem em sua capacidade e chamado, assim como Joseph, o profeta. Ele possuirá as chaves: ele regerá, governará e controlará todas as coisas no mundo espiritual referentes a essa dispensação, até que ele termine seu trabalho.

Não desejo ocupar grande parte do tempo; mas quando sou levado a falar sobre esses pontos, fico muito interessado. Poucos entendem como é difícil abrir os olhos de um homem! Poucos dos Élderes desta igreja preferem os interesses do reino de Deus ao invés de seus interesses mundanos! Com muitos, é: "Minha família! - minha fazenda está se destruindo! - minha loja está sendo negligenciada! - meu negócio deve ser atendido!" e o reino de Deus que cuide de si mesmo. Tais homens permanecerão nas trevas.

Profeta Joseph Smith
O Status dos Espíritos dos Justos
Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p.318
- tradução M. H. Martins

Os espíritos dos justos são exaltados para realizar uma obra maior e mais gloriosa; por conseguinte são abençoados em sua partida para o mundo dos espíritos. Envoltos em fogo flamejante, não estão longe de nós, e conhecem e entendem nossos pensamentos, sensações e movimentos, e frequentemente afligem-se com eles. Carne e sangue não podem ir lá; mas carne e ossos vivificados pelo Espírito de Deus, podem.

Élder Orson Pratt
Classes and Distinções no Mundo Espiritual
Journal of Discourses, Vol.2, p.370-371, June 30, 1855
Funeral of Judge Leonidas Shaver, in the Council House, Salt Lake City

É verdade que eles poderão ter que se associar no estado intermediário com seres, poderes e princípios que não serão agradáveis; pois o mundo espiritual é, em alguns aspectos, como o mundo em que vivemos.

Os seres que entram no mundo espiritual encontram classes e distinções, e toda variedade de sentimentos e emoções; existe tanta variedade no mundo espiritual quanto neste; consequentemente, eles precisam lidar com os poderes e influências que os cercam. Os espíritos têm seu arbítrio entre a morte e a ressurreição, tanto quanto temos aqui. Eles são tão suscetíveis de serem enganados no mundo espiritual quanto nós somos aqui. Aqueles que são enganados podem ajudar a enganar os outros, pois eles têm suas classes, suas teorias e suas opiniões. Quase tudo o que vemos aqui é o mesmo no mundo espiritual. Eles estão misturados com todas as variedades e são tão susceptíveis de serem iludidos lá como são aqui.

Embora os justos entrem em estado de descanso e paz e desfrutem de felicidade em grande grau, ainda assim sua felicidade não é completa, não estão aperfeiçoados em glória. São apenas seus espíritos que estão lá, e eles terão que se misturar mais ou menos com mentes inferiores e disposições diferentes; mas ainda assim desfrutam de um grande grau de felicidade, pois sua própria consciência de ter feito o certo transmite prazer; consequentemente, é um estado de descanso, de paz, livre das imperfeições da mortalidade; mas dizer que eles estarão livres de toda associação com seres pecaminosos e inferiores a si mesmos, nisso não acreditamos. ...

Aqueles que recebem sua autoridade dos céus terão que ampliá-la e ser um bom exemplo; e toda pessoa que recebe um ofício neste Sacerdócio e depois morre, terá que cumprir todos os deveres e exercer suas funções, a fim de que possam ser úteis àqueles espíritos em estado inferior. Se eles possuem o Sacerdócio antes da ressurreição, supomos que eles se sentarão e não terão nada para fazer? Não: haverá outros indivíduos que não possuirão o Sacerdócio, e que não tiveram o Evangelho, e serão enviados a eles, para iluminar suas mentes e permitir que, aqueles que quiserem, ascendam na grande escala da excelência moral e intelectual.

Presidente Spencer W. Kimball
A Personalidade dos Espíritos Assemelha seus Costumes Terrenos
Ensign, February 1975, pp.2-6

Algum tempo atrás, em profunda angústia, uma mãe veio me visitar. ... Seu filho e sua esposa haviam falecido num acidente, deixando vários filhos pequenos. Ela ... me disse que as jovens vítimas de um acidente de avião não haviam se casado no templo. Ambos vindos de boas famílias, eles o haviam ignorado ou adiado. ... Este acidente os deixou separados. A afirmação "até a morte você os separe" os deixou solteiros, e seus filhos, órfãos.

É claro que alguém pode fazer o trabalho no templo para esses jovens depois de estarem falecidos por um ano, mas será que esses jovens aceitarão após a morte as ordenanças que foram de pouca importância para eles enquanto viviam? E, mais importante do que qualquer outra coisa, você acha que Deus seria assim ridicularizado?

Você já percebeu que não existe mágica na morte, que deixar de respirar não torna pessoas descuidadas em anjos, não faz crentes de descrentes, não traz fé onde havia ceticismo?

Presidente Heber C. Kimball
Visão do Presidente Jedediah Grant do Mundo Espiritual
Journal of Discourses 4:135 136
Comentário no funeral do Presidente Jedediah M. Grant, em Salt Lake City (1856)

Fui vê-lo um dia na semana passada e ... Impus minhas mãos sobre ele e o abençoei, e pedi a Deus para fortalecer seus pulmões para que pudesse ficar mais fácil, e em dois ou três minutos ele se levantou e falou por cerca de uma hora o mais que ele pôde, me dizendo o que tinha visto e entendido, até que tive medo de que ele se esgotasse quando eu me levantasse e o deixasse.

Ele me disse, irmão Heber, estive no mundo espiritual duas noites seguidas e, de todos os pavores que já me ocorreram, o pior era ter que voltar novamente ao meu corpo, embora eu tivesse que fazê-lo. Mas oh, disse ele, a ordem e o governo que existiam lá!

Quando no mundo espiritual, vi a ordem de homens e mulheres justos; vi-os organizados em seus vários graus, e parecia não haver obstrução à minha visão; eu podia ver todos os homens e mulheres em seu grau e ordem. Eu olhei para ver se lá havia alguma desordem, mas não havia; nem pude ver nenhuma morte nem qualquer escuridão, desordem ou confusão. Ele disse que as pessoas que ele lá viu estavam organizadas em capacidades familiares; e quando olhou para elas, viu grau após grau, e todos estavam organizados e em perfeita harmonia. Ele mencionava um item após o outro e dizia: “Ora, é exatamente como o irmão Brigham diz que é; é exatamente como ele nos disse muitas vezes.” ...

Ele viu os justos reunidos no mundo espiritual, e não havia espíritos iníquos entre eles. Ele viu sua esposa; ela foi a primeira pessoa que veio a ele. Ele viu muitos que conhecia, mas não conversou com ninguém, exceto com sua esposa Caroline. Ela veio até ele, e ele disse que ela estava linda e tinha sua filha pequena, que morreu nas planícies, em seus braços, e disse: “Sr. Grant, aqui está a pequena Margaret; você sabe que os lobos a devoraram, mas isso não a feriu; aqui ela está bem.”

“Para minha surpresa”, ele disse, “quando olhei para as famílias, havia uma deficiência em algumas, havia uma falta, pois vi famílias que não podiam vir e morar juntas, porque não haviam honrado seu chamado aqui.”

Ele perguntou a sua esposa Caroline onde estavam Joseph, Hyrum, Pai Smith e outros; ela respondeu: “eles foram adiante, para realizar e tratar de negócios para nós”. O mesmo de quando o irmão Brigham e seus irmãos deixaram Winter Quarters e vieram aqui procurar uma morada; eles vieram encontrar um local para seus irmãos.

Ele também falou dos edifícios que viu ali, observando que o Senhor deu sabedoria a Salomão e derramou ouro e prata em suas mãos para que ele demonstrasse sua destreza e habilidade, e disse que o templo erigido por Salomão era muito inferior aos edifícios mais comuns que ele viu no mundo espiritual.

Em relação aos jardins, disse o irmão Grant: “Vi bons jardins nesta terra, mas nunca vi nenhum que se comparasse com os que estavam lá. Vi flores de vários tipos, e algumas com cinquenta a cem flores de cores diferentes crescendo em uma haste. Temos muitos tipos de flores na terra, e suponho que esses mesmos artigos vieram do céu, ou não estariam aqui.

Depois de mencionar as coisas que ele viu, ele falou sobre quão desgostoso foi de retornar e retomar seu corpo, depois de ter visto a beleza e a glória do mundo espiritual, onde os espíritos justos estão reunidos. ...

Depois de falar dos jardins e da beleza de tudo, o irmão Grant disse que se sentia extremamente triste por ter que deixar um lugar tão bonito e voltar à terra, pois olhava seu corpo com nojo, mas foi obrigado a entrar nele novamente.

Ele disse que depois que voltou, pôde olhar para sua família e ver o espírito que estava neles, e as trevas que estava neles; e que ele conversou com eles sobre o Evangelho, e o que eles deveriam fazer, e eles responderam: “Bem, irmão Grant, talvez seja assim, e talvez não”, e disse que esse era o estado desse povo, em grande medida, pois muitos estão cheios de trevas e não querem acreditar em mim.


Presidente Joseph F. Smith
O Estado dos Espíritos das Crianças que Morrem
Messages of the First Presidency, Vol.5, pp.94-95, aprox. Fevereiro 1918
Ensinamentos dos Presidentes da Igreja - Joseph F. Smith, pp.131-132
- tradução M. H. Martins
Os espíritos de nossos filhos eram imortais antes de virem a nós; e depois da morte física, seus espíritos são semelhantes ao que eram antes de nascer. Eles terão a aparência que teriam se tivessem vivido na carne, crescido até a vida adulta ou desenvolvido seu corpo físico até a plena estatura de seu espírito. Se virem um de seus filhos que faleceu, ele pode aparecer-lhes na forma em que o reconheceriam, como criança; mas se vier como mensageiro trazendo uma verdade importante, talvez apareça ... na estatura de um homem adulto ...

[O] Espírito de Jesus Cristo era plenamente desenvolvido antes de ele nascer no mundo; da mesma forma, nossos filhos eram plenamente desenvolvidos e possuíam sua plena estatura no espírito, antes de entrarem na mortalidade, a mesma estatura que possuirão depois de passarem da mortalidade, e como aparecerão depois da ressurreição, quando terão completado sua missão.

Joseph Smith ensinou a doutrina que uma criancinha sepultada em morte se levantará na ressurreição como criança; e apontando para a mãe de uma criança falecida, ele disse a ela: “Você terá a alegria, o prazer e a satisfação de nutrir essa criança, depois de sua ressurreição, até que ela alcance a plena estatura de seu espírito”. Existe restituição, existe crescimento, existe desenvolvimento depois da ressurreição da morte.

Presidente Wilford Woodruff
Conselhos e Designações no Mundo Espiritual
Journal of Discourses 22:334 - 08 Outubro 1881

Talvez me seja permitido relatar uma circunstância com a qual estou familiarizado em relação ao Bispo Roskelley, de Smithfield, Cache Valley:

Certa ocasião, ele ficou muito doente repentinamente--quase às portas da morte. Enquanto ele estava nesta condição, o Presidente Peter Maughan, já falecido, veio a ele e disse: "Irmão Roskelley, realizamos um conselho do outro lado do véu. Eu tenho muito o que fazer e tenho o privilégio de vir aqui para nomear um homem para vir e ajudar. Me foram dados três nomes no conselho, e você é um deles. Eu quero investigar suas circunstâncias.

O Bispo disse a ele o que ele tinha que fazer e eles conversaram como um homem conversaria com outro. O Presidente Maughan disse-lhe então: "Acho que não vou chamar para você. Acho que você é mais necessário aqui do que talvez um dos outros".

O Bispo Roskelley melhorou a partir daquela hora. Logo depois, o segundo homem ficou doente, mas não conseguindo exercer fé suficiente, o Irmão Roskelley não foi a ele. Pouco a pouco, este homem se recuperou e, ao encontrar o Irmão Roskelley, ele disse: "O irmão Maughan veio a mim na outra noite e me disse que havia sido enviado para chamar um homem da ala", e nomeou dois homens como havia feito com o Irmão Roskelley. Alguns dias depois, o terceiro homem ficou doente e morreu.

Agora, menciono isso para mostrar um princípio. Eles têm trabalho do outro lado do véu; e eles querem homens, e eles os chamam. E essa era a minha visão em relação ao Irmão George A. Smith. Quando ele estava quase às portas da morte, o Irmão Cannon o administrou e, em trinta minutos, ele levantou e tomou desjejum com sua família. Trabalhamos com ele dessa maneira, mas eventualmente, como vocês sabem, ele morreu. Mas isso me ensinou uma lição. Eu senti que aquele homem era necessário atrás do véu. Também trabalhamos com o Irmão Pratt; mas ele também era necessário atrás do véu.


Profeta Joseph Smith
Condições do Próximo Mundo
(Citado por Presidente Wilford Woodruff - 17 Agosto 1877)

Em Larson & Larson, "Diary of Charles Lowell Walker, 1:465-466

Se as pessoas soubessem o que estava por trás do véu, tentariam, por todos os meios, cometer suicídio que pudessem chegar lá. Mas o Senhor em sua sabedoria ... implantou o medo da morte em cada pessoa para que elas se apegassem à vida e assim realizassem os desígnios de seu Criador.

(Nota: Neste ponto, não é muito claro o que o Profeta quis dizer quando usou a expressão "por trás do véu". Alguns autores acreditam que ele poderia estar se referindo ao reino telestial ao invés do mundo espiritual)


This web page was published only as a support for classroom discussion.
For more information, contact Dr. Marcus Martins at: martinsm@byuh.edu