This Page in English >
A Dignidade e as Bênçãos do Ofício de Bispo
Designações de Leitura para o curso
REL 480 - Organização e Liderança da Igreja
Prof.  Marcus H. Martins, Ph.D.


Manual Geral (2020)

        capítulo 4 - Liderança na Igreja de Jesus Cristo  (Manual 2 - edição 2010 - capítulo 3)

       capítulo 6 - Liderança na Ala
  (Manual 1 - edição 2010 - capítulo 2 - "Deveres do Bispo")
.
Autor Título


Pres. Gordon B. Hinckley
 
Aos Bispos da Igreja  (1988) **
Os Pastores de Israel  (2003)
The Loneliness of Leadership - "A Solidão da Liderança" (1969)
Pres. Boyd K. Packer O Bispo e Seus Conselheiros  (1999)
Élder L. Tom Perry Porque Convém que o Bispo Seja Irrepreensível  (1982)  **
Élder Robert D. Hales O Manto de Bispo  (1985)  **
.
Leituras nesta página:


Profeta Joseph Smith
 
O Dever de um Sumo Sacerdote
A Fonte da Influência de um Líder
Élder LeGrand Richards Bispos são a Chave para a Ação
Pres. Brigham Young #1 and #2
 
Atividades Diárias de um Bispo
Bispos são Apoiados pelas Orações dos Membros
Pres. Spencer W. Kimball Resolvendo os Problemas do Mundo
Élder David A. Bednar O Padrão para Revelação é o Mesmo para Todos
Diversidade de Pontos de Vista nas Deliberações do Quórum dos Doze
Pres. Brigham Young #3 Atingindo a Perfeição na Mortalidade
Pres. Lorenzo Snow A Falta de Visão Impede a Perfeição na Mortalidade
.  
Artigo Opcional:


Prof. Dr. Marcus Martins Reflexões de um "Ex-Bispo" (2005)
.
** Agradecimento pela cortesia do "Projeto A Liahona Brasil"

O Profeta Joseph Smith
O Dever de um Sumo Sacerdote

Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pág.23

O dever do sumo sacerdote é administrar nas coisas espirituais e santas, e ter comunicação com Deus; porém não deve exercer domínio injusto ... Além disso, os sumos sacerdotes têm a obrigação de estar melhor preparados do que os élderes para ensinar os princípios e doutrinas, pois o ofício de élder é um apêndice do Sumo Sacerdócio, que é uno e indivisível.


O Profeta Joseph Smith
A Fonte da Influência de um Líder

History of the Church 6:273

Em relação ao poder que tenho sobre as mentes da humanidade, eu diria: É em conseqüência do poder da verdade nas doutrinas que tenho sido um instrumento nas mãos de Deus para apresentar a eles, e não por causa de qualquer compulsão da minha parte.


Élder LeGrand Richards
Bispos são a Chave para a Ação

Citado por Bispo Presidente Robert D. Hales, em "O Manto de Bispo," Conferência Geral, Abril 1985

Após uma importante reunião com todas as Autoridades Gerais no templo, Élder LeGrand Richards disse: "Bem, irmãos, compreendo tudo que debatemos, mas até que os bispos se mexam, nada acontecerá. Qualquer coisa acima do bispo é só conversa."


Presidente Brigham Young - #1
Atividades Diárias de um Bispo

Discursos de Brigham Young, p.144

Que cada bispo cuide fielmente de sua ala e cuide para que todo homem e mulher esteja bem, fiel e proveitosamente empregado; que os enfermos e idosos sejam apropriadamente cuidados para que nenhum deles padeça. Que cada bispo seja um pai terno e indulgente para sua ala, administrando uma palavra de conforto e estímulo aqui, uma palavra de conselho e sabedoria ali, e uma palavra de reprimenda e castigo noutro lugar, quando necessário, sem parcialidade, julgando sabiamente entre os homens, cuidando e procurando sinceramente o bem-estar de todos, zelando pelo rebanho de Deus com os olhos de um verdadeiro pastor, para que lobos e cães não se misturem ao rebanho para devorá-lo.


Presidente Brigham Young - #2
Bispos são Apoiados pelas Orações dos Membros

Discursos de Brigham Young, p.145; Journal of Discourses, Vol.7, p.278

Vocês já ouviram muitas vezes a mim e meus irmãos dizermos que se as pessoas como membros de uma Ala, por exemplo, deixassem sua fé ser perfeitamente unida e todos os seus desejos se elevassem ao Pai, por meio do nome de Jesus Cristo, e apoiassem seu Bispo em seu chamado entre Deus e eles, dificilmente seria possível para aquele Bispo cometer erros, pois ele estaria cheio de sabedoria. ...

Qualquer Bispo, sob a influência das orações e da confiança de seus irmãos e irmãs, com uma vida fiel e santa de sua parte, aumentará sua fé e boas obras, e os ricos frutos de sua mente se manifestarão dia a dia em sabedoria acrescida e inteligência.

Presidente Spencer W. Kimball
Resolvendo os Problemas do Mundo

"Lengthening Our Stride", Seminário de Representantes Regionais, 03 Outubro 1974 [colchetes adicionados]
Parafraseando George Bernard Shaw

Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por descrentes ou cínicos cujos horizontes estão limitados por realidades óbvias.  Precisamos de homens [e mulheres] que consigam sonhar com coisas que nunca existiram e perguntar, Por que não?


Élder David A. Bednar
O Padrão para Revelação é o Mesmo para Todos
Religious Educator - vol. 12 no. 2 (2011)
https://rsc.byu.edu/vol-12-no-2-2011/special-witnesses-name-christ
Algumas pessoas também podem imaginar que os líderes da Igreja obtêm revelação de maneiras que são fundamentalmente diferentes dos outros--recebendo respostas diretas, imediatas e específicas e, então, indo em frente com facilidade para liderar e fazer o que é necessário. O verdadeiro padrão para líderes e membros é basicamente o mesmo--prosseguir com firmeza e com fé no Senhor Jesus Cristo--e, ao fazê-lo, a orientação e as respostas geralmente vêm “linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali” (2 Néfi 28:30).

Lembre-se que Néfi foi a Jerusalém para obter as placas de latão sem saber de antemão o que deveria fazer (ver 1 Néfi 4:6). Seguindo o exemplo de Néfi e dos líderes da Igreja, é necessário que os membros enfrentem os desafios complexos e exigentes do mundo de hoje, sempre se esforçando para fazer o melhor. O Presidente Hinckley aconselhou: “Se você fizer o melhor, tudo dará certo” (Ensign, outubro de 2000, p.73). Esse é o padrão. Resumido em minhas próprias palavras: “Seja bom, honre seus convênios, guarde os mandamentos, e seus passos serão guiados, suas declarações serão inspiradas, mas na maioria das vezes você não saberá necessariamente naquele momento que está sendo guiado e inspirado.”

Élder David A. Bednar
Diversidade de Pontos de Vista nas Deliberações do Quórum dos Doze
Religious Educator - vol. 12 no. 2 (2011)
https://rsc.byu.edu/vol-12-no-2-2011/special-witnesses-name-christ

A senioridade é chave, mas os Irmãos mais sêniores empregam padrões que convidam aqueles que são mais novos a participarem ativa e completamente nos conselhos. Todos são convidados e espera-se que expressem opiniões e compartilhem observações. Por exemplo, quando eu era o membro mais novo, frequentemente eu era chamado para falar primeiro nas reuniões do Conselho da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze. Quando um apóstolo que serviu décadas a mais do que eu fala primeiro, certamente estou disposto a expressar uma perspectiva diferente ou propor um curso de ação alternativo, mas seria tolice se eu não reconhecesse que ele sabe muito mais do que eu sobre o assunto diante do Conselho. Eu poderia, portanto, ser fortemente influenciado por sua opinião; assim, o presidente frequentemente opta por não chamar um membro sênior para falar primeiro. Usando esse padrão simples no conselho, todos podem ser edificados por todos. ...

A Primeira Presidência preside. Os Doze não ultrapassariam os limites de sua respectiva autoridade. Mesmo assim, a Primeira Presidência quase sempre buscava o conselho e a opinião dos Doze. Assim, os Doze nunca procurariam impor um ponto de vista ou decisão, e a Primeira Presidência solicitaria os pontos de vista dos Doze. Este aspecto de nossa interação é bastante notável. ...

Muitas vezes tive a oportunidade de observar os padrões de revelação do Senhor. Em minha opinião, o padrão mais prevalente é linha sobre linha, preceito sobre preceito. Em reuniões, diferentes membros do conselho fazem observações que contribuem incrementalmente para uma decisão ou solução final. Raramente um problema é apresentado, discutido e resolvido em apenas uma reunião. Não apenas cada pessoa contribui linha sobre linha em uma reunião específica, mas em várias reuniões. Em cada sessão sucessiva do conselho, elementos são adicionados à totalidade que não poderia ter vindo em uma sessão anterior.

À medida em que ponderarmos e orarmos individualmente e depois continuarmos a aconselhar-nos sob a direção do Espírito, somos beneficiados pela perspectiva e inspiração de todos os membros do conselho. Damos o próximo passo à frente e depois outro passo. Enquanto nossos pés se movem e avançamos, o caminho está sempre iluminado. ...

Nos conselhos presidentes da Igreja, o ego e o egocentrismo estão ausentes. Ninguém está preocupado em estar certo ou receber reconhecimento; todos simplesmente querem acertar, seja qual for o assunto. Pode-se participar desses conselhos plenamente e sem apreensão porque o foco está em discernir a vontade e o tempo do Senhor e levar avante a obra do reino. Quando propostas são apresentadas ou ideias discutidas, não é abrupto; é direto. Não é duro; é ousado. Com unidade de propósito e ausência de agendas pessoais, o conselho pode chegar ao centro de um assunto e ter conversas francas que convidam o Espírito do Senhor. É extraordinário.


Presidente Brigham Young - #3
Atingindo a Perfeição na Mortalidade

Discursos de Brigham Young, pág.89; colchetes adicionados

Pode parecer estranho para alguns de vós ... dizer que é [possível] um homem ou mulher tornar-se perfeito aqui na terra. ... [O Senhor] não pode ser mais perfeito do que sabe ser ...

Quando fazemos as coisas tão bem quanto sabemos, na esfera e no tempo que ocupamos aqui, estamos ...  tão justificados quanto os anjos que estão diante do trono de Deus. O pecado que afligirá toda a posteridade de Adão e Eva é: que não agiram tão bem quanto sabiam.

Presidente Lorenzo Snow
A Falta de Visão Impede a Perfeição na Mortalidade

Ensinamentos dos Presidentes da Igreja--Lorenzo Snow, págs. 100, 102, 104, 105-106

É possível ser perfeito em certas coisas e não em outras. ... Se pudéssemos ler a história detalhada da vida de ... homens santos, sem dúvida veríamos que suas tentativas de agir com retidão nem sempre foram coroadas de sucesso. Portanto, não devemos desanimar caso cedamos à tentação em um momento de fraqueza; muito pelo contrário, devemos arrepender-nos imediatamente do erro cometido ou do mal praticado, fazer a restituição da melhor forma possível e, então, voltar-nos a Deus para renovar nossas forças e tornar-nos melhores. ...

Uma das maiores dificuldades que muitos enfrentam é que é muito fácil esquecer qual o maior objetivo da vida, o motivo pelo qual o Pai Celestial mandou-nos para cá, para a mortalidade, bem como o santo chamado que recebemos ...

Assim, em vez de elevar-nos acima das coisas pequenas e transitórias do mundo temporal, muitas vezes deixamo-nos descer ao nível do mundo, sem valer-nos do auxílio divino que Deus instituiu ...

Não esperem tornarem-se perfeitos de repente. Se é isso o que esperam, ficarão decepcionados.

Sejam um pouco melhores hoje do que foram ontem, e sejam melhores amanhã do que foram hoje. Não permitamos que tentações que, talvez, até certo ponto, nos vençam hoje, nos vençam no mesmo ponto amanhã. Assim, sejam sempre um pouco melhores a cada dia, e não deixem que a vida passe sem que façam o bem ao próximo e a si mesmos.

This web page was published only as a support for classroom discussion.
For more information, contact Dr. Marcus Martins at: martinsm@byuh.edu